sábado, 27 de junho de 2009

Apenas um dos males...

Ja tem um tempinho que estou tentando escrever sobre uma coisa que vem martelando na minha cabeça, mas sempre que tento expressar, me faltam as palavras. Não sei se porque não sei mesmo nomear o que sinto, ou se porque eu talvez nem sinta, só pense a respeito!
Sempre travo nessa parte do texto, e aí parei um pouquinho e fui visitar alguns blogs! Agora que estou de volta, já sei o que tanto me inquieta... Li algo sobre solidão, sobre as suas consequencias, suas expressões... E pensei: É isso! Lembrei do que Renato Russo ja dizia no século passado: "O mal do século é a Solidão." Ele tinha toda razão! E o mal desse nosso século ainda é a solidão. É ela que tanto me incomoda e me aflige. Mas agora eu sei que não a sinto... Realmente só penso a respeito. Mas de alguma forma, por vezes até bruta e desumana, ela vem a me afetar. E com certeza, não só a mim. A solidão, aliada a tantos outros sentimentos é que faz os contornos desse nosso mundo. Me limito a falar apenas dela, sem querer cupá-la por tudo, mas...É a solidão quem leva um irmão, um pai, uma mãe, um filho ou filha, um amigo ou amiga numa esquina qualquer da vida. É a solidão que deixa os presídios cada vez mais super lotados. Ela que deixa os corações cada vez mais vazios, retirando ou afastando pra bem longe o que é amor, esperança, gratidão, caridade, humildade. É ela que faz com que as pessoas procurem companhia cada vez mais no álcool, e em todos esses tipos de drogas com nomes variados e efeitos semelhantes. Longe de tentar acusar essas pessoas ou dizer, que elas são culpadas, pelos caminhos que acabaram trilhando. É facil viver na comodidade de ter um trabalho, uma familia, uma rede de amigos fantastica, um traballho; ter em quem pensar, saber por onde se quer andar e conseguir realizar os nossos sonhos, tantas vezes tão egoístas e individualistas. Mas que mal tem nisso? Sonhar agora é pecado? Nunca foi... Mas e quem não tem nada disso? E quem olha para o lado e ve como a vida foi cruel, levando pais, amigos, fechando as portas para o amor, para o sonho de ser pai ou mãe, e precisa se contentar com o pouco que a vida lhe deu... As vezes, sobra dinheiro e ai, é que se percebe como que por si só, ele não é suficiente. Outras vezes, falta dinheiro, mas não falta quem te dê a mão e quem te mostre a grandiosidade de um abraço, de um sorriso. Mas as vezes, a falta brusca desse mesmo dinheiro, que traz a fome, a doença, as lágrimas, a tristeza e retira o sorriso dos lábios de uma criança, é ela que isnpira mais uma vez a solidão. Mas esta, é uma solidão diferente, que nasce no coração daqueles que de alguma maneira e por inúmeros motivos (Nossa História que o diga), foi privado de ter uma vida digna e de todos os direitos que estão lá, bonitinhos na Declaração Universal dos Direitos Humanos... Será que tem algo realmente universal nessa vida?! Direitos, então? Estão aí para alguns poucos. E a gente pode até pensar: E o que é que eu tenho a ver com isso?! Infelizmente, muitos precisarão ser vítimas dessa solidão alheia (não só solidão), para entender "a parte que lhe cabe neste latifúndio"... "O mal do século é a solidão." E mesmo que você seja a pessoa que tem mais companhia nessa vida, esse mal te afeta também.
Monique Santana de Oliveira.

6 comentários:

Raphaela disse...

Realmente solidão é um mal que atinge muita gente,gente de todo tipo.Solidão é algo que incomoda,que intristese,o texto mostra que ela atinge a todos de forma direta ou indireta e abri os nossos olhos para que fiquemos atentos a isso,pois mexe com o que sentimos!!
Muito bom o texto(oque nao é novidade),como sempre falo com você é bom ter alguem que escreve esse tipo de coisa,que escreve o que todos sentem e que as vezes tem vergonha ou não sabem expresar!!Escreva sempre!!!!
bjosss

Monique Santana disse...

rsrsrs
Lindonaa!!
Obrigadaa...
Escreverei, para ter sempre o prazer de ler os seus comentarios!! Volte sempre!!!

;)

Tangerina disse...

E as palavras lhe somem? Claro que não.
Olha só.
É. Renato estava certo. Eu li muito sobre a solidão essa semana também.
E nem me incomodei mais... Acho que estou tão acostumada. Finalmente.
É tão estranho. Embora eu a odeio e tente rejeitá-la a qualquer custo. Não dá.

Um beijo.

Monique Santana disse...

Consegui me inspirar dando voltas nas leituras!
Li algo pequeno sobre ela, mas que me disse muito. Quanto mais se tenta rejeitar, parece que ela incomoda mais ainda... A gente acaba dando importância pra ela.. rs
Mas é isso!
Outro beijo ;)

Anônimo disse...

Adorei o texto Nicky!
E cada dia que passa tenho a certeza que sempre estaremos só, se não tivermos Jesus como amigo.

bjos nega...

Monique Santana disse...

Obrigada Vi!!!
Pois ée... Essa solidão vem justamente da falra d'Ele nos corações.. Precisamos agir mais na nossa tarefa de Missionárias.. rs

Bjo neguinha!!