sexta-feira, 18 de março de 2011

O que significa a Imperfeição?



Este é um questionamento que hoje, mais do que nunca, estou tentando responder pra mim mesma!
Acho que é a primeira vez que começo a escrever, sabendo exatamente do que quero falar... Talvez no decorrer do texto eu responda, ou só fique ainda mais longe de respostas...

Afinal, o que significa a total, a completa imperfeição?!

Por que o amor, a amizade, todos os bons sentimentos do mundo não são suficientes para fazer de nós, seres perfeitos? Pra sermos HUMANOS de verdade, precisamos carregar essa dose de imperfeição em nós. Não adianta... Sempre haverão os dias em que ficaremos tristes, que diremos o que não queríamos dizer, que ouviremos o que não queríamos ouvir, faremos o que não queríamos fazer... Não existem relacionamentos perfeitos como aqueles que a gente só vê nas novelas, que só existem no mundo da ficção... Porque na vida real, os relacionamentos são acima de tudo Humanos. Eles não contam com a certeza do final feliz, com a certeza de que tudo vai dar certo e no "fim" tudo vai se resolver. Precisamos lutar para que tudo dê certo... Precisamos aprender a amar verdadeiramente para termos não um "final" mas uma vida feliz... Uma vida digna! Precisemos aprender o sentido real da palavra "fidelidade" e aprendermos principalmente a sermos verdadeiros, fiéis com nós mesmos... Pois só assim conseguimos transmiti-la para os outros...
Bem cedo a gente aprende que a vida não é um conto de fadas, não é uma novela onde tudo vai acabar bem de forma natural... Para que tudo fique bem, precisamos fazer por onde... Precisamos entender que nosso caminho vai ser árduo também... Que podemos vibrar, sorrir, e nos alegrarmos em vários momentos... Mas eles vão apenas nos fortalecer para enfrentarmos os momentos difíceis! 

Que virão... Sem sombra de dúvidas eles virão!!!

Essa certeza, longe de me fazer pessimista, faz como que eu tenha meus pés fincados no chão... Mas não impede que eu me permita voar de vez em quando... Nós precisamos aprender a ver os nossos obstáculos como degraus.. Degraus, que se soubermos subir, nos levarão para o nosso ápice. Por que eu também não tenho dúvida, que somos todos, altamente capazes de alcançá-lo! Mas pra isso, precisamos de sabedoria! Sabedoria para saber selecionar aquilo que guardaremos, aquilo que levaremos conosco na estrada da vida e aquilo que precisaremos abrir mão. Aquilo que precisaremos deixar pelo caminho, porque não dá pra levar tudo nas costas! Quando a carga tá pesada demais, é hora de parar, avaliar tudo aquilo que estamos carregando e nos desvincular daquilo que não nos acrescenta, daquilo que só pesa, sem trazer nenhum tipo de benefício... E aí é hora de deixar no caminho... Na maioria das vezes não conseguimos fazer essa seleção... Dói deixar aquilo ali... Mas chega a hora de guardar apenas no coração! Que sem nenhuma dúvida, é o guardião mais fiel de qualquer coisa que nos dispomos a deixar sob sua guarda... Inclusive os maus sentimentos. Daí a importância de saber selecionar, jogar fora o que não presta, cuidar do que é verdadeiro e deixar todo o resto passar! Daí a importância de nos conhecermos, de saber o que é importante de verdade, o que é realmente nosso. Na realidade, nunca teremos nenhum tipo de certeza em relação a isso. Sempre haverá a possibilidade de chegarmos lá na frente e nos questionarmos se fizemos a escolha certa... Mas talvez seja este o preço... Nunca saberemos como "seria" se tivermos feito diferente no passado... E semelhante a isso, também nunca saberemos como "será" no futuro... O que temos é o presente! É nele que escolhemos, avaliamos, selecionamos, choramos, amamos, nos arrependemos... É só nele que VIVEMOS!

Cada detalhe desse, são apenas aspectos da nossa Imperfeição.
Nossa condição HUMANA, faz com que sejamos assim: Imperfeitos... 
Eu realmente não sei o significado disso. A única certeza que tenho é que não podemos nos tornar vítimas da nossa própria história. Precisamos aprender a lidar com essa imperfeição, que não é só nossa... Ela caracteriza também, todos aqueles que encontramos no nosso caminho... Não há amor que faça com que ela seja despercebida. Mas o mais fantástico de tudo isso, é que SÓ o amor é capaz de fazer com que ela seja compreendida... Por mais que nem nós mesmos saibamos o porquê disso.

Monique Santana.

6 comentários:

Vi disse...

Que lindo e sincero, amiga!
Eu também concordo, somos imperfeitos e em qualquer relacionamento levaremos nossas imperfeições. E é a nossa luta de cada dia que faz com que os relacionamentos dêem certo, com que a convivência com as pessoas sejam agradáveis.E com todos esses esforços, subimos um degrauzinho a mais na construção do nosso ser.Beijãoo

Monique Santana disse...

Obriigaada Amiiga!
Seus comentários sempre me acrescentam muito... Um superbeijo!!

Saudades...

italo disse...

Análise profunda essa viu!
Eu estava justamente pensando na imperfeição, tanto que há alguns dias atrás coloquei a música perfeição de Legião no meu perfil do orkut.
Mas com relação ao seu foco, que foi o de relacionamentos, pode ter relação com a teoria psicanalítica de Freud: A mulher perfeita para o homem seria a mãe e virce versa, mas como existe a "castração", buscamos a pessoa mais parecida com a mãe ou o pai... Como não podemos encontrar o par perfeito, o que nos resta é nos adptar!

Monique Santana disse...

Comigo Ítalo, essa teoria de Freud não se aplica muito não... rsrsrs
Comigo acontece exatamente o contrario. Mas ainda bem que nao procuro a perfeição! rsrs

Uouo Uo disse...

thx

كشف تسربات المياة
غسيل خزانات
شركة نظافة عامة

Uouo Uo disse...

thank you

سعودي اوتو