sábado, 12 de março de 2011

...

Cada pessoa que passa por nossa vida, carrega consigo uma história de vida. Cada sorriso, cada olhar, cada lágrima, que muitas vezes desconhecemos o motivo... Cada detalhe das nossas emoções que transparecemos superficialmente no dia a dia é apenas uma parte sutil da vida que vivemos, que é muito maior do que as nossas ações e emoçoes isoladas...
Os olhares, as vezes tão tristes, tão cansados, tão envergonhados algumas vezes, são o reflexo devidas sofridas. De experiências que machucam, que podem signficar amadurecimento, mas também podem traumatizar, podem calar... O silêncio de um olhar, muitas vezes nos diz mais do que longas conversas... Nossas palavras são mais eficientes na hora de esconder a verdade, mas um olhar... Não consegue mentir! Todos eles são cercados de mistérios, de significados que muitas vezes jamais são desvendados... É através dele que expressamos os nossos sentimentos com a maior sinceridade que pode existir... Nossas ações devem ser racionais e nem sempre estão de acordo com os nossos desejos, as palavras que proferimos nem sempre correspondem ao que sentimos, mas os nossos olhares... Eles não mentem. Simplesmente por que não precisam mentir! Simplesmente por que são silenciosos, porque não atingem a todos... Para entendê-los, é preciso sensibilidade, é preciso saber olhar também...
Mas estamos num mundo em que enxergamos cada vez menos os olhares... É tudo tão corrido, é tanto individualismo... Que coisas essenciais vão sendo deixadas de lado... Um abraço, um beijo, um sorriso, um OLHAR... São coisas que se tornam cada vez mais raras! E se muitas vezes não conseguimos olhar nem pra dentro... Não conseguimos entender nem a nós mesmos...Imagine olhar pra fora!
Não dá pra olhar pro outro... Estamos preocupados demais com NOSSA vida, com o NOSSO trabalho, com a NOSSA família, com os NOSSOS amigos, com os NOSSOS sonhos... Não dá pra enxergar o outro! Não dá pra enxergar o verdadeiro próximo, que é aquele que passa por nossa vida, mas não se enquadra em nada o que é NOSSO: Não é amigo, não é mãe, não é pai, filho, irmão, tio, tia, sobrinho, vó, neto, bisneto, primo, prima, irmã, afilhado, madrinha... Ou seja, não está no rol daqueles que amamos, que queremos bem... Não dá pra olhar quem não esá neste círculo, que se torna cada vez mais fechado, cada vez mais difícil de ser preenchido com outras pessoas... Nos fechamos, porque  talvez assim seja mais fácil!
O mundo tem problemas demais... Não dá pra resolver todos eles. Mas temos constantemente a oportunidade de salvar vidas... De tentar entender esse outro, apenas por ele ser humano como nós... Apenas por imaginarmos que como nós ele sente, ama, tem sonhos, chora, sofre.. Cada vez se tornam mais raras as pessoas que não se deixam alienar e se preocupam não apenas com seus proprios destinos, mas com o mundo que querem deixar para seus filhos, netos, bisnetos... E para os seus próximos!!
Isso muito me anima... E temos exemplos que essas pessoas ainda existem! Precisamos de pessoas que saibam olhar para o outro, para que aprendam a entender os olhares que encontram na estrada da vida... ♥

Monique Santana.

2 comentários:

italo disse...

Somos iguais e ao mesmo tempo, cada um de nós é único!
Simplesmente, demais! Eu estava lendo ontem um livro de filosofia oriental que tem relação com o que você falou. E me encontrei em ambos, é por isso que eu sou tão observador!
As pessoas vivem ocupadas demais com coisas insigificantes e quase não param pra observar e pensar...
Qual será a origem disso tudo?

Monique Santana disse...

Você faz eu pensar até sobre o que eu escrevo! Que bOm que você se econontrou... Mas, eu também gostaria muito de saber a origem de tudo isso!!!